Experiência

Exemplos de pesquisas customizadas aplicadas:

Benchmarking em CSC

Comparação de custos, nível de serviço, analisando as práticas de gestão e operação adotadas pelas diferentes empresas.

Perfil de Profissionais de CSC:

Identificar o perfil do profissional de CSC, indicando o padrão de formação, competências necessárias, gaps existentes e nível salarial médio praticado. A empresa é posicionada frente ao mercado, de forma a apontar os gaps e oportunidades de melhorias observadas.

Pesquisa de Fornecedores/ BPO:

Entender e quantificar o mercado de serviço de Outsourcing.

Pesquisa de Mercado de Indicadores e Nível de Serviço da Área frente ao mercado:

Elaboração de estudo de mercado para identificar oportunidades de melhoria da área de Serviços Compartilhados da empresa, por meio da análise de indicadores do mercado.

Manual de Boas Práticas:

Relatório atualizado anualmente com informações sobre as características gerais dos CSCs do Brasil, práticas de gestão utilizadas e produtividade nos processos mais comuns no modelo. Clique aqui para adquiri o Manual de Boas Práticas 2016.

  • Centralização de diversas áreas de grandes empresas no país, preparando para evolução do modelo de CSC
  • Implantação de modelos de gestão de áreas de serviços com base nas melhores práticas do mercado, indicando ferramentas, processos e perfil de equipe
  • Diminuição de custos na ordem de milhões de reais com a implantação do CSC em diversas empresas pertencentes às maiores do Brasil

Em 2013, desenvolvemos o primeiro treinamento de formação em CSC online do país, e hoje estamos presentes em mais de 30 empresas com treinamentos In Company de CSC.

Nossas Soluções em Consultoria

Análise de custeio das áreas

Definição de drives de transação para processos/atividades com base em análise interna e benchmarking

Levantamento dos custos por transação e comparação com a base de dados do IEG para análise de cenário de benchmarking entre empresas

Definição do modelo de rateio e alocação de custo das transações do CSC

Cálculo e comparação da produtividade de cada Unidade de Negócio

Definição da produtividade referência para dimensionamento do CSC

Estruturação do CSC

Mapeamento e Análise de Processos, com base no entendimento do escopo atual

Dimensionamento do CSC, contando com análise e definição de custos e da produtividade dos processos

Elaboração do Catálogo de Serviços

Plano de Implementação, com detalhamento dos investimentos iniciais, cronograma, definição da estrutura administrativa e localização do CSC

Análise de retorno do investimento, com a simulação dos ganhos financeiros do novo modelo

Modelo de Gestão

Compartilhamento de melhores práticas de gestão de CSC com base em benchmarking

Implementação do Modelo de Gestão de Serviços Compartilhados

Definição e implantação de estratégias de comunicação e gestão da mudança

Desenho dos perfis da equipe e mapeamento das competências críticas para cada processo

Análise melhoria do serviço

Categorização e padronização dos serviços a serem prestados

Definição de SLA e SLA Reverso

Dimensionamento dos FTEs por atividades dentro dos processos

Alocação de tempo de entrega por serviços

Proposição do perfil técnico com base em competências críticas

Pesquisas customizadas

OBJETIVO

Mensurar o nível de satisfação dos clientes internos e/ou externos do CSC em relação aos serviços prestados, podendo ser aplicado em qualquer setor da economia.

ENTREGÁVEIS

  • Ferramenta dinâmica de análises
  • Relatório com os principais resultados e diagnóstico com pontos de melhoria e as principais variáveis que afetam os serviços
  • Apresentação executiva

SETORES NOS QUAIS O ESTUDO JÁ FOI APLICADO

  • Bens de Consumo
  • Química e Petroquímica
  • Concessões de Infraestrutura
  • Aeroespacial
  • Autoindústria
  • Operação Portuária e Logística
  • Educação
  • Infraestrutura
  • Serviços
  • Energia
  • Mineração

OBJETIVO

Levantar informações relevantes sobre o campo de atuação da empresa e a estrutura da área.

ENTREGÁVEIS

  • Ferramenta dinâmica de análises
  • Relatório com os principais resultados e apontando as oportunidades existentes e os próximos passos a serem dados.
  • Apresentação executiva

 

Estudos de Benchmarking

Benchmark em CSC

Compare custos, nível de serviço, além das práticas adotadas pelas diferentes empresas.

Metodologia IEG

Em 7 etapas



Cursos relacionados

Formação em Serviços Compartilhados

Carga Horária: 90 horas

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